KAFKA, HARARI E O PODER: TOTALITARISMO DO CORPO AO IMAGINÁRIO | Flávio Ricardo Vassoler



A brutalidade física e psicológica que cerceiam as obras de Franz Kafka podem ser consideradas, hoje, nostálgicas pela nossa sociedade cada vez mais impedida da privacidade, já que os poderes têm dados para explorar, também, o nosso imaginário. Hoje, Flávio Ricardo Vassoler propõe uma reflexão sobre a transformação do poder da época do escritor tcheco até à atualidade e futuro, em que o escritor israelense Yuval Harari prevê graves implicações da tecnologia.

Se aprofunde nos temas e cursos da CASA DO SABER pelo app CASA DO SABER ON DEMAND:

Versão desk: http://bit.ly/2yvZ3r6

Android: http://bit.ly/2LUGt4A

Apple: https://apple.co/2yx8mXM

Você sabia que a Casa do Saber oferece diversos cursos? Confira em casadosaber.com.br

Inscreva-se no canal – http://smarturl.it/CasadoSaber
Vídeos novos terças e quintas às 10h.

Para contratar um dos professores da Casa do Saber como palestrante, envie um e-mail para eventos@casadosaber.com.br

source

48 thoughts on “KAFKA, HARARI E O PODER: TOTALITARISMO DO CORPO AO IMAGINÁRIO | Flávio Ricardo Vassoler”
  1. O Harari foi fundo na obra """, Homo Deus"" entre a realidade e a ficção !!! Há um mundo """, invisível ""' bem a gosto de "", Kafka""

  2. Já dizia Freud , na sua obra "o mal estar da civilização""" """"Onde começa o "estado !" Termina o homem !!!!

  3. Pô; então é só perguntar ao guarda quem somos, oque devemos fazer e, talvez ele nos diga; antes de perguntarmos, onde é o banheiro mais próximo… Daqui a uma hora e meia, o Sr. terá uma vontade louca de fazer um descargue_ puxa… muito obrigado. _ E estaremos finalmente de tangas; ao menos no verão brasileiro, sem bolsos! Ah, o futuro…

  4. Kafka foi o melhor escritor do sec XX eu acho que o texto na colônia penal também pode ser encaixado nesse debate visto que estados autoritarios nao so vigiam mas também punem quem ousa contraria lo

  5. Existência dolosa? Se em Kafka o existir é tão somente fato, como o acordar transformado em besouro, ou existir e de repente aparecer um processo contra a pessoa, talvez o Existir kafkiano seja um Existir culposo e não doloso. O existir culposo: sem intenção mesma do existir, pois este aconteceu e acontece se escolha. No doloso: a intenção do existir em si, coisa que não acontece, ninguém existe
    Intencionalmente desde de o ato do nascimento…

  6. Agradeço à Casa do Saber reflexões excelentes como esta as quais o conhecimento vai além da simples informação. Parabéns.

  7. "SHALOM LEKULAM"(PAZ PARA TODOS!)

    O FLAVIO RICARDO VASSOLER E A PROVA VIVA QUE "INTELIGENCIA" NAO E E NUNCA FOI SINONIMO DE "SABEDORIA", E DE BOM ALVITRE ESCLARECER QUE EU USO "ASPAS" TAMBEM PARA DESTACAR CERTAS PALAVRAS QUE DENTRO DO MEU CONTEXTO EU PENSO SER RELEVANTES, DEIXO CLARO TAMBEM QUE EU ESCREVO EM "CAIXA ALTA", CONHECIDO MODERNAMENTE COMO "CAPS LOCK", POR UMA "DEFICIENCIA VISUAL" E NAO PORQUE EU ESTEJA "GRITANDO", COMO VELHO QUE SOU, EU ODEIO CERTAS CONVENCOES MODERNAS IDIOTIZADAS!

    VOLTANDO AO "VASSOLER", QUE POSSUI DOUTORADO, COM UMA FORMACAO ACADEMICA PRESTIGIOSA, SIGNIFICATIVA E BONITA, AINDA ASSIM, APESAR DE TUDO, ELE NAO DEIXOU DE USAR UMA "FITINHA AMARRADA AO SEU ANTEBRACO DIREITO, COMO SIMBOLO DE TODA UMA "SUPERSTICAO" APRENDIDA, QUE SOMENTE ELE E QUEM O INSPIROU A USA-LA PODERIAM DESCREVER, SERA QUE ELE PENSA QUE A TAL "FITINHA" DEVERA SE "DEPRECIAR", PARA POSTERIORMENTE "APODRECER" EM SEU PULSO, PARA QUE O SEU PEDIDO OU DESEJO DIRIGIDO AO "COSMOS" OU QUEM E RESPONSAVEL POR ELE(COSMOS) VENHA A SE CONCRETIZAR ?!

    QUAL TERIA SIDO O PEDIDO FEITO POR ELE ?!, TERIA SIDO POR MAIS DINHEIRO, PROSPERIDADE E PODER, POR MAIS CARISMA OU ELE TERIA SUPLICADO POR SABEDORIA, INSPIRADO TALVEZ PELO SINGULAR REI HEBREU, QUE PEDIU AO SANTO DE ISRAEL SOMENTE SABEDORIA E O ETERNO EM TROCA, PORQUE ELE NAO LHE PEDIRA PODER E BENS MATERIAIS, LHE CONCEDEU "SABEDORIA IMPAR" E ACRESCENTOU MUITO MAIS, TORNANDO-O O HOMEM MAIS SABIO DE TODOS OS TEMPOS, ASSIM COMO O MAIS RICO ?!, APESAR DESTA MARAVILHOSA SABEDORIA NAO TER IMPEDIDO QUE O REI SALOMAO SE PROSTITUISSE PELOS COSTUMES PAGAOS DAS SUAS MUITAS MULHERES DIABOLICAS!

    DEIXEMOS QUE O VASSOLER RESPONDA PARA SI MESMO E QUE ELOHIM LHE CONCEDA SABEDORIA, AINDA QUE ELE POSSA SER UM ATEU CONFUSO E REBELDE!

    FRATERNALMENTE,

    YESHURUN BEN TZION

  8. A personagem de Kafka tinha total percepção de que era perseguido, no seu mundo externo. Já no mundo de Harari, somos íntimamentes perseguidos e não nos "damos conta: qual seria a solução?Se é que existe?

  9. Os pensadores nos fazem pensar; ai vem o maravilhoso e assustador ser que somos nós mesmos e derrepente somos penetrados e penetramos outras mentes e ai percebo que tenho tudo a aprender para escravo não ser.

  10. 2020 estamos numa maravilhosa troca de sentidos e emoções com as máquinas. Elas querem se humanizar e alguns sapiens se mecanizar. A neurociência e a psicanálise já podem se preparar para ouvir e decifrar em suas clínicas robôs, com diversas neuroses e fobias.

  11. Segundo o ministro da educação, Weintraub (horroroso ministro!), o grande escritor tcheco se chama "Kafta" kkk

  12. E Castoriadis não está mais aqui para ver isso. Sempre me pergunto como ele refletiria sobre as redes sociais…

  13. O pior de tudo é o sentimento de impotência, diante destes instrumentos cada vez mais sofisticados de coerção. Estamos perdendo a nossa individualidade, sem quer nos apercebamos disso.

  14. O nome do autor Franz KAFKA está errado na chamado do vídeo…
    Adorei as considerações do prof. Flávio Ricardo Vassoler… Parabéns ao canal…

  15. Assisti a um vídeo do Professor Varsolla sobre a Origem do Totalitarismo. Essa reflexão de hoje também lembra Vigiar e Punir do Foucault. É assustador que a própria Pandemia pode "justificar" esse Controle. Gostaria que o Professor Flávio comentasse Biopodrr, Biopolitica . Gratidão. Luciane.

  16. Não deixe o pessimismo tomar conta de vocês. A vida sempre da um jeito de superar a violência de uns e outros.

  17. Alguém sabe indicar algum texto sintético, paradigmático e introdutório do Harari? (E que esteja disponível online e em português preferencialmente). Me interessei muito pela abordagem.

  18. Já tentei induzir o algoritmo das redes sociais para me oferecer conteúdos específicos focados em certas manifestações culturais e artísticas, mas ele não consegue oferecer muita coisa além do que já possuí em demasia. Quando acesso manifestações mais populares ele então passa a funcionar de maneira quase neurótica nas suas "dicas".

  19. Flávio Vassoler é fantástico, tanto quando o assunto é sobre Dostoiévski ou de Kafka <3

  20. Fazer requisições ao Estado é conferir a ele um poder que, até o momento, ele não possuía. O totalitarismo de Hitler teve suas raízes na constituição de Weimar, o paraíso humanista.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Captcha loading...