Code Challenge: Micro-serviços com Node e Kafka



Faala dev!

Nesse Code Challenge eu e o Pellizzeti, desenvolvedor e DevOps aqui na Rocketseat, unimos o hype em cima de micro-serviços com nossa vontade de aprender mais sobre Apache Kafka e micro-serviços no Node.js.

Desenvolvemos uma aplicação do zero que utiliza o Kafka para transmitir e receber mensagens de um micro-serviço também com Node.js.

Vaaleu! 💜

Repositório: https://github.com/Rocketseat/youtube-challenge-node-kafka

—–

Acompanhe a Rocketseat nas redes sociais:
Site: https://www.rocketseat.com.br
Twitter: https://www.twitter.com/rocketseat
Facebook: https://www.facebook.com/rocketseat
Instagram: https://www.instagram.com/rocketseat_oficial
Comunidade: http://comunidade.rocketseat.com.br
Blog: https://rocketseat.com.br/blog

source

40 thoughts on “Code Challenge: Micro-serviços com Node e Kafka”
  1. Eu assistir um video de mais de uma hora sobre a aprte conceitual do kafka e agora consigo entender tudo nesse video kkk. Essa comumidade ta sempre ajudando.

  2. O maluco responsável por toda comunicação entre microserviços, boa descrição kkkk
    Challenge massa, parabéns rocket por sempre postar conteúdos bãos assim!

  3. Veja bem, só uma reflexão… acaba criticar a lib que usa callback e vai no express e passa um (req, res) =>

  4. I don't understand ur language, but I do understand the logic and real time connectivity to kafka through node, much appreciate dude.

  5. Em algumas tecnologias pub/sub que trabalhei, o pessoal configurava uma fila de mensagens que não conseguiram chegar mesmo depois de todas as tentativas. Isso era configurado no próprio broker.

  6. Bem interessante esse tipo de video! Parabens!!
    Tenho uma duvida: pq na api e no servico vc engloba as chamadas ao producer e consumer na funcao run? Nao poderia colocar tudo fora do run?

  7. Diego que ferramenta de colaboração é essa que vcs estavam usando para fazer o projeto?

  8. API com Node e CouchDB e fazer um app com react Native e usar o PouchDB para sincronizar automaticamente

  9. O problema que vocês estão tendo para pegar mensagens antigas é por causa que Kafka mantem internamente a queue com todas as mensagens e usa o conceito de offset, cada consumer pode ler as mensagens na fila (queue) desde o principio, de qualquer ponto (offset) ou só as novas mensagesn (final da fila). Novas mensagens é o default se vc nao passa nenhuma configuração, por isso, você só esta recebendo as mensagens que chegam após você iniciar o consumer. Em casos reais, o consumer mantem armazenado em algum outro lugar o offset pointer para poder continuar a ler de onde parou em caso de crash ou restart do consumer.

  10. Compensa usar esse sucrase pra utilizar apenas algumas features do ES6? As vezes vejo que não tem muita necessidade

  11. Comunicação realtime entre servidor e microservices usando Socket.io não é uma boa ideia? Fiz uns testes e rodou de boa, mas não sei se é adequado para produção.
    Obs:
    O servidor usa o socket.io e os microserviços usam o socket.io-client

  12. Onde eu trabalho usamos Kafka também (só que em Java), juntamente com o Streams (kafka streams) e foi muito legal ver como vocês iam entendendo o que é cada coisa, o que é topico, partição, producer e consumer foi muito divertido. Se forem fazer uma parte 2 de kafka, vejam qual é a ideia do streams, é bem interessante, vlw curti o video, queria muito poder usar Nodejs com kafka aqui

  13. Muito bom o vídeo!
    Um que eu queria bastante ver é implementando uma API (poderia até mesmo ser essa mesma ideia do vídeo) implementando Clean Architecture

  14. "Essa aí tem logo cara, vamos pegar essa daí" huaahuahauhauhaua

    "critérios"

    Vídeo muito bom!

  15. Diego, fui programador na geração antiga (cobol, clipper, pascal, C+) e depois de muitos anos resolvi me aventurar nesse mundo novamente e estou fazendo o curso de javascript de vocês. Quero parabenizar você e a turma da rocketseat pois tudo é muito bem produzido. Material de qualidade. Obrigado por compartilhar o conhecimento. Boa sorte e muito sucesso!

  16. Boa Diego! Kafka é demais, quem sabe um curso no futuro, tem muita empresa (inclusive a minha) começando a implementar.

  17. Parabéns pelo conteúdo. Já deram uma olhada no Koajs, dos mesmos criadores do Express. E um outro desafio é fazer micro services com ES + CQRS (Event Sourcing + Command and Query Responsibility Segregation).

  18. Meu trampo diário kkkk. No caso, uso o Kafka-node. Zookeeper, kafka, nifi, node, Azure… Uma delícia kkkkk

  19. Gosto muito desse tipo de conteúdo, real, olhando google e documentação, que é como trabalhamos de verdade.
    show de bola

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Captcha loading...